Oníricos

Nosso corpo humano às vezes encontra-se em estado consciente, por exemplo quando estamos acordados concentrados em alguma atividade ou em estado inconsciente, como quando estamos dormindo. No período da Arte Moderna, artistas de vanguarda criaram o estilo surrealista, em que, principalmente através da pintura, buscavam representar seus estados inconscientes. A partir dessa proposta, os estudantes encararam o desafio de tentar capturar imagens de sonhos que tiveram durante o ano. Vamos conferir?


Andrey Ferreira Barros - "Eco no espelho", é um desenho sobre solidão, de certa forma, e é nesses momentos de solidão, que a nossa auto reflexão mais nos assombra, pois nesse momento de privacidade, que isso mais acontece. O que me inspirou a fazer este trabalho, é o próprio sentimento, que dado ao fato de eu não ter nenhum irmão ou irmã, e meus pais trabalharem a maior parte do dia, o que faz eu ter bastante tempo e privacidade para reflexão. Eu gosto de desenhar, por mais que faça pouco, dizendo que meu estilo de arte ainda está em constante mudança, já que o mesmo ainda se encontra mais rudimentar, o que eu usei naquele dia foi uma mistura de caneta e lápiz, sendo o lápis rascunho, sombreamento e camuflagem, e a caneta a base sólida, que da mais forma ao desenho com o contraste escuro.

Agora, sobre o ano letivo, eu diria que este foi mal aproveitado, potencial perdido e tempo precioso gasto, mas infelizmente, por algo fora do nosso controle, eu diria, que poderia ter sido melhor, mas pelo menos conseguimos passar este ano, diferente de muitos outros que não sobreviveram. O que acabou quase me reprovando este ano, foram as atividades online, com a capacidade de acesso limitada e o déficit de atenção, era quase impossível fazer algo em casa, se concentrar, acabou que eu só desisti, aceitando que ia ser muito difícil, mas claro, teve uma luz no fim do túnel, as aulas presenciais, se não fossem por elas, talvez eu rodasse sem sequer conseguir tentar reverter. Ainda tem muito a ser feito e escrito, eu apenas espero, que consiga chegar ao final e passar para o próximo ano.


Andrews da Silva Antunes - Pássaro e um homem que sabe de tudo . As motivação foi que eu gosto muito de pássaros e gosto de recortar. Técnica: Recortar figuras e ir montando para ver o que iria se formar. Elementos da imagem: Pássaros, homem e Rosa dos ventos.

Meu aprendizado foi bom, mas foi difícil para aprender as coisas de casa. Essa pandemia foi um pé atrás para todos, pois mesmo com a pandemia não podíamos parar, não podia faltar força de vontade para alcançar seus objetivos. Meu aprendizado foi bom, porém muito difícil de aprender via internet, porque era mais difícil de se comunicar com os professores para tirar as dúvidas.



Bryan S.T.Martins   - Um Mundo inicial da criação desse desenho e o motivo de ter escolhido foi tentar expressar através de alguns fatores do ambiente, os sentimentos de caso o mundo fosse acinzentado, alguns deles são desde o pescador e as coisas ao seu redor, como o pântano. A seguir falarei sobre os detalhes do desenho e seus sentimentos:

O pôr-do-sol: Representa a repetição dos dias que muitas vezes acabam passando despercebidos, que parecem simplesmente não acontecer algo de novo, causando uma sensação de vivermos de modo automático.

O pântano: Ele transmite algo semelhante ao sentimento sentimento de insegurança, que muitos acabam por passar ao saírem de casa.

A cabana e o pescador: A cabana representa o local seguro do pescador, sendo assim, de outro modo pode ser um sentimento de proteção e de segurança. O pescado pode representar as pessoas que necessitam ter que sair diariamente de seu lar ou lugar seguro, para irem a outro na tentativa de fazer seu ganha pão do dia. 



Bryan Viére da Silva - Quadro na árvore . Sempre gostei de árvores, então juntei com o trabalho de “colagem”. Transformei as colagens em quadro porque gosto de dança, mas sempre vi como algo bom de olhar e analisar, enquanto outros ficam sem tentar por vergonha. 

Esse ano foi meio difícil não gostei do ensino híbrido, entendo que era necessário. Aprendi poucos conteúdos, pois teve alguns acontecidos e não pude focar na escola.



Deisiane 

Sonhei que dei uma pipa para o meu sobrinho de aniversário,ele estava brincando e se divertindo bastante no campo. Comentário sobre os processos de estudos durante o ano letivo: pela internet é complicado entender. Na maioria das vezes temos muitas dificuldades e não conseguimos entender o conteúdo. Não temos concentração, muita coisas para fazer em casa, pouco tempo para estudar, distrações...



Érica Eugênio da Silva - Em busca da liberdade 

1°  O processo do trabalho foi um pouco complicado, já que tentar lembrar de um sonho com nitidez é bem difícil, levando em conta ter que transferir tudo ao papel. Porém, lembrar de um sonho e analisar ele conscientemente foi experiência incrível e confusa. O tema era Arte Moderna: Surrealismo, e como já mencionei, tivemos que escolher um sonho para desenhar, então decidi escolher um recente, que fosse mais fácil de lembrar. Assim, utilizei cores variadas, uma técnica de sombreamento nos troncos e outra técnica mais riscada para ilustrar a mulher. Acho que a parte mais complicada para mim foi achar uma referência para dar início ao desenho, já que nunca fui boa em tal área.

2°  Para mim, este ano não foi um dos melhores. Por causa do ensino remoto, desenvolvi uma maior ansiedade junto a uma procrastinação que andavam em um constante looping. Consequentemente, me deixaram totalmente desorganizada, tendo ainda mais consequências na volta presencial. No ensino híbrido, eu esquecia completamente da plataforma, focando apenas no presencial, o que não foi bom. Mas no final, tudo foi se estabilizando.



Gyovana Camilo - Bom,o trabalho que eu escolhi foi o da colagem. Foi feito em aula presencial. Um trabalho muito divertido e dinâmico, nas partes que tive dificuldade a professora me ajudou. A escolha do desenho foi meio que aleatória, preferi fazer um desenho mais colorido. Sobre o meu ano ele foi bom tirando a pandemia, e meus estudos em casa foram razoável.




Maria Damires Oliveira Santos  

Eu escolhi o trabalho sobre o sonho. No desenho foi retratado uma criança brincando em um parque e essa criança era meu sobrinho. As cores usadas foram: vermelho, verde, azul e laranja. Usei materiais como: folha, lápis de cor e de escrever, borracha e canetinhas. Eu achei que as aulas remotas foram cansativas, prefiro as aulas presenciais, pois temos amigos próximos, podemos dialogar sobre alguns assuntos, interagir um com o outro. Esses dois últimos anos foram muito cansativos e tive muita dificuldade em entregar alguns dos trabalhos por falta de material e foco.



Nathali de Paula Pereira - Anime e mãos

Meu trabalho não foi muito demorado, me inspirei em animes (desenho japonês) de terror. Peguei referências na internet e acho que foi um dos trabalhos que mais gostei de fazer por ser o meu estilo de desenho. Se eu tivesse que escolher entre um deles, eu escolheria o da mão, porque foi bem interessante fazer e geralmente não sou muito boa em fazer desenhos de mão. Alguns traços ficaram tortos mas era essa a intenção por ser uma mão de anime de terror não é necessário ter traços com muita precisão.




Pedro Henrique - Filtro dos sonhos   

Meu desenho foi criado com origem no tema sonhos. Foi feito com cores preto,cinza e branco. O desenho representa meu sonho,uma paisagem com montanhas, nuvens, sol, sendo vistos através de um filtro dos sonhos. Escolhi esse trabalho porque foi o tema que mais gostei de fazer, e coloquei muito esforço nele. Meu ano letivo foi chato assim como todos os outros, mais chato ainda por causa da covid-19. Não tive problema em fazer as atividades pelo ensino remoto neste ano, nem de começar a ir para escola.




Polyana da Silva Melo

Eu desenhei isso pois é uma mistura de coisas que eu gosto, olhos de cores únicas, cogumelos, estrelas, tinta vermelha, azul e roxa.As cicatrizes do cogumelo representa as minhas cicatrizes, a minha técnica de desenho é simples e fácil. O meu ano letivo foi difícil. Tive muitas perdas, assim como conquistas, foi muito ruim no começo mas consegui acompanhar. A ideia de voltar pras aulas presenciais me assustou um pouco mas eu fiquei feliz em ver meus colegas, professores e em fazer novas amizades.





Nícolas Pereira Neves

Comentários

  1. Nathali de Paula Pereira - Anime e mãos
    Gostei muito. Até porque eu tbm gosto desse tipo de conteúdo. Gosto muito de animes, mangás e desenhos sobre.
    Em minha opinião, é algo que, pra mim, é muito importante ver cada episódio, saber do passado dos personagens e tal.
    Gosto muito de desenhos, gostei muito da criatividade!

    ResponderExcluir
  2. Bryan Viére da Silva.
    O assunto é interessante.
    Dança é algo legal e cultural para nós e para outros países tbm.
    Na parte em que ele fala
    "Enquanto outros ficam sem tentar por vergonha";concordo.
    . Há coisas que gostamos e não gostamos, sempre haverá alguém para insultar/ rir dos nossos gostos por achar "ruim" ou " chato"
    Devemos fechar os ouvidos para estes tipos de comentários q contém ódio e seguir em frente.
    Gostei muito da obra


    ResponderExcluir
  3. Que lindo Thais!! Que prof maravilhosa e as alunas muito talentosas, parabéns!! Adorei a colagem sobre o mar.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito criativo, legal bastante colorido. Letícia souza

    ResponderExcluir
  5. gostei muito da obra do Bryan muito inspiradora e com bons detalhes .jorge L.R dos Santos

    ResponderExcluir
  6. O desenhos são realmente belos e cheios de significados, mas o que me chamou atenção foi o da Polyana pela sua originalidade e capricho (também realizado pelos outros).

    -- Érica Eugênio da Silva.

    ResponderExcluir
  7. Achei essa página muito interessante, sempre gostei de assuntos que envolviam a mente inconsciente, como os sonhos.
    Gostei muito do trabalho da Polyana da Silva Melo, as cores e o formato me chamaram muita atenção, a ideia de misturar as coisas que ela gosta fez o desenho se tornar único e trouxe a sensação de algo misterioso que só habita a mente dela.
    Ass. Roberta S. Ribeiro

    ResponderExcluir
  8. Gostei do trabalho do Bryan pois cada desenho expressa um significado e retrata bem a vida e o mundo
    Vitor, 201

    ResponderExcluir
  9. Gostei do trabalho da gyovana camilo, achei muito interessante o jeito com as colagens.

    ResponderExcluir
  10. Achei muito interessante, espero mais projetos da escola assim, o tema onírico toca em um ponto sensível e interessante da arte e da mente.

    ResponderExcluir
  11. Achei o trabalho da nathali de paula, gostei das cores e ela usou, o jeito que ela desenhou, ficou um estilo meio sombrio, os detalhes do desenho ficou muito bom tambem. Ass: guilherme farias.

    ResponderExcluir
  12. polyana da silva melo ,achei um conteúdo muito genial bem criativo ,stefani 92

    ResponderExcluir
  13. Essa parte de trabalhos ficaram incriveis galera parabens vocês arrasaram,trabalhos muito bem feitos
    ASS:GABRIELI BARRETO BERTOCHI 302

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Apresentação